sexta-feira, 10 de junho de 2011

sistema digestorio


A boca é a abertura anterior do tubo digestivo dos animais e onde se inicia o processo da digestão no homem.







a faringe
e um orgao alongado em forma de funil logo apos a boca. ela se comunica com a boca com as cavidades nasais com a laringe e com o esofago.Quando o alimento chegaa faringe os musccccccculos de sua parede se comtraem empurram o alimento para oo esofago.








O esofa
go e um orgao que tem forma de tudo com paredes flexiveis que mede aproximadamente 25 cm de comprimento.em sua parte superior ,ele se comunico com a faringe ;em sua parte inferior ,comunica-se com o estomago.
por meio dos movimentos peristatico,o esofago empurra o alimento para o estomago.



o estomago e um orgao muscular em forma saco. comunica-se com o intestino delgado por urificio chamado pirolo (da palavra que vem do grego que significa porteiro ).












o intestino delgado-pouco a pouco o alimento deixa o estomago e passa para o intestino delgado. É nessesario que a digestao dos alimentos se complete ele e revestido internamente por uma membrana chamada mucosa.








INTESTINO GROSSO-

O intestino grosso (simplificadamente e erroneamente chamado de cólon) é a parte final do tubo digestivo. Nele distinguem-se três partes: o ceco, o cólon e o recto (ou reto). O ceco é onde desemboca o intestino delgado, e onde se localiza um prolongamento em forma de tubo, o apêndice vermiforme.




No homem, trata-se de uma abertura reguladora da saída das fezes, que são constantemente empurradas pela musculatura lisa do intestino. Localiza-se entre as nádegas, sendo um orifício de pequenas dimensões. Nas sociedade . O ânus é o orifício no final do intestino grosso por onde são eliminadas as fezes e gases intestinais.

Em zoologia,dês modernas, quando os homens defecam geralmente limpam a região com papel higiênico ou o lavam no bidê ou ducha. A musculatura de suporte do ânus é a do períneo, juntamente com o esfíncter interno e externo da região. A inervação é dada pelo nervo pudendo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário