sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

genetica - a primeira lei de mendel

O sucesso de seus experimentos consiste em um conjunto de fatores. Um deles foi a própria escolha do objeto de estudo: a ervilha Psim sativum: planta de fácil cultivo e ciclo de vida curto, com flores hermafroditas e que reproduzem por autofecundação, além de suas características contrastantes, sem intermediários: amarelas ou verdes; lisas ou rugosas; altas ou baixas; flores púrpuras ou brancas, dentre outras.

Além disso, o monge selecionou e fez a análise criteriosa, em separado, para cada par das sete características que identificou; considerou um número apreciável de indivíduos de várias gerações; e, para iniciar seus primeiros cruzamentos, teve o cuidado de escolher exemplares puros, observando-as por seis gerações resultantes da autofecundação, para confirmar se realmente só dariam origem a indivíduos semelhantes a ele e entre si.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sistema nervoso(central)

O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.

A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.

As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.

Neurônios: células nervosas

Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritos e axônio.



Celulas glia

Além dos neurônios, o sistema nervoso apresenta-se constituído pelas células glia, ou células gliais, cuja função é dar sustentação aos neurônios e auxiliar o seu funcionamento. As células da glia constituem cerca de metade do volume do nosso encéfalo. Há diversos tipos de células gliais.




Impulso Nervoso

A despolarização e a repolarização de um neurônio ocorrem devido as modificações na permeabilidade da membrana plasmática. Em um primeiro instante, abrem-se "portas de passagem" de Na+, permitindo a entrada de grande quantidade desses íons na célula. Com isso, aumenta a quantidade relativa de carga positiva na região interna na membrana, provocando sua despolarização.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

doenças dos sentidos

Herpes

É uma doença viral, recorrente e contagiosa. Ocorrem lesões que se manifestam na região genital masculina e feminina e na mucosa da boca.

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele genética e não contagiosa. Caracteriza-se pelas manchas vermelhas que aparecem pelo corpo, com intensa descamação.

Lupus

Lúpus eritematoso é uma doença de pele rara, que atinge principalmente mulheres entre 20 e 40 anos. Consiste em manchas vermelhas que se instalam principalmente nos locais que ficam expostos ao sol como rosto, colo, braços e também couro cabeludo.

Acne

A acne é uma doença da pele causada pela produção elevada de secreção pelas glândulas sebáceas que provoca a inflamação dos poros da pele, com o aparecimento de espinhas, pontos escuros e bolhas.

Câncer de pele

Câncer de pele é o tipo de câncer mais comum em pessoas de pele branca, e 90% dos casos é atribuído a exposição excessiva da pele ao sol. São 3 as espécies do câncer de pele mais comum, o carcinoma baso-celular que é o tipo mais comum e afeta principalmente pessoas claras que se expõe com regularidade ao sol, como agricultores, pescadores, operários, etc.

Eczemas

Eczemas são lesões na pele que podem ter causas diversas. Começam com um vermelhão no local afetado que logo fica inchado para depois ocorrer o aparecimento de pequenas vesículas com infecção e acumulo de líquido.

Hanseníase

Hanseníase ou lepra é uma doença infecciosa e contagiosa que tem cura. Apewsar de não ser fatal a hanseníase é uma doença de pele grave, pois se não tratada pode causar deformações e a invalidez do paciente, ale, de ser altamente contagiosa, pelas vias respiratórias.

Vitiligo

Vitiligo é uma doença que causa manchas brancas na pele das pessoas, especialmente nas mãos, braços, pés e rosto. Não é contagioso, não é hereditário, não tem nenhuma conseqüência conhecida e também não se sabem as causas.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

os sentidos

Paladar

Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.

Tato
É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

tipos de musculos






Existem 3 tipos de músculos:

- Estriado esquelético - são os responsáveis pelos movimentos voluntários. Se inserem sobre ossos e sobre as cartilagens... Ex: Biceps Braquial, Deltóide entre muitos outros.

- Estriado cardíaco - É o constitui a parede do coração. São músculos involuntários. Também chamado de Miocário. Ex.: O músculo do coração.

- Liso - São também chamados de músculos viscerais. São músculos involuntários e em geral são longos e lentos. Ex.: Constituem as paredes do Estômago e intestino, auxiliando nos movimentos peristálticos.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

articulAÇOES

Diartroses (móveis / sinoviais / diartroses)

Classificação de acordo com os eixos de movimento, e exemplos:

  • Uniaxial (1 eixo, 2 movimentos):

    • Gínglimo ou articulação em dobradiça (permite extensão e flexão): falanges, cotovelo.

    • Trocoide ou pivô (permite movimento de rotação, onde um osso desliza sobre outro Efipiartroses ou sela – forma de sela de montar (ex. clavícula, esterno e primeira cartilagem costal)

          Discordantes – apresentam algo na articulação para que os ossos concordem

  • Meniscartroses – apresentam uma fibrocartilagem que aumenta a superfície articular e a torna mais côncava (ex. joelho)

  • Heteroartroses – (ex. entre atlas e áxis)

    • fixo):articulações rádio-ulnar e atlanto-axial.

    • Plana ou artródia (deslizamento para frente e para trás): articulações dos ossos carpais e tarsais, articulação da mandíbula.

  • Biaxial (2 eixos, 4 movimentos):

    • Condilar ou elipsoide (extremidade côncava em contato com outra convexa, limitando o movimento): articulações atlanto-occiptal e entre o punho e o carpo.

    • Selar (relacionamento de extremidades de igual curvatura, permitindo a circundação): articulação carpo-metacarpal do polegar.

  • Triaxial, esferoide ou enartrose (3 eixos, 6 movimentos): articulação do quadril.

  • Poliaxial (triaxial com maior mobilidade): articulação do ombro.

Fibrosas ou sinartroses

Articulação fibrosa é aquela que apresenta tecido fibroso interposto entre os ossos, podendo ser:[1]

  • Sutura - com pequena quantidade de tecido fibroso, como as que existem entre os ossos do crânioDe acordo com a as superfícies de contato são subdivididas em:

    • Escamosa ou (limbosa)

    • Denticulada

    • Plana

  • Gonfoses – articulações fibrosas que ocorrem entre cavidades e saliências (ex. dentes e maxila, dentes e mandíbula)

  • Sindesmoses – articulações fibrosas ligadas por fibras colágenas ou lâminas de tecido fibroso - membrana interóssea (ex.rádio e ulna; tíbia e fíbula)

Cartilaginosas – apresentam cartilagem entre os ossos

  • Sincondroses – ossos que aderem por cartilagem hialina que mais tarde ossifica; Sequência: osso-cartilagem-osso (ex. sacro e cóccix)

  • Sínfises ou anfiartroses – existe uma fibrocartilagem espessa interposta; Sequência: osso-cartilagem-disco-cartilagem-osso (ex. articulações entre corpos vertebrais)

  • Efipiartroses ou sela – forma de sela de montar (ex. clavícula, esterno e primeira cartilagem costal)

Discordantes – apresentam algo na articulação para que os ossos concordem

  • Meniscartroses – apresentam uma fibrocartilagem que aumenta a superfície articular e a torna mais côncava (ex. joelho)

  • Heteroartroses – (ex. entre atlas e áxis)

Sinartroses (imóveis / assinoviais)

  • Cavidade articular - é um espaço onde se encontra o líquido sinovial, que permite o deslizamento com um mínino de atrito e desgaste.

  • Cápsula articular - Espécie de manto que envolve a articulação prendendo-se nos ossos que se articulam.

  • Cartilagem articular - (cartilagem hialina) representa a porção do osso que não foi invadida pela ossificação.

  • Membrana sinovial - É a mais interna das camadas da cápsula articular encarregada da produção da sinóvia.

Concordantes – adaptam-se uma à outra

  • Planas ou artrodias – superfícies planas (ex. corpo da vértebra, cabeça da costela e vértebras vizinhas)

  • Enartroses ou esferoides – superfícies esféricas (ex. úmero com escápula, fémur com osso coxal)

  • Trocartroses ou trocoides – superfícies cilíndricas (ex. cabeça do rádio e ulna)

  • Trocleartroses ou ginglimos – forma de roldana (ex. úmero e ulna)

  • Condilartroses – forma de côndilo (ex. úmero e rádio)

  • Efipiartroses ou sela – forma de sela de montar (ex. clavícula, esterno e primeira cartilagem costal)

Discordantes – apresentam algo na articulação para que os ossos concordem

  • Meniscartroses – apresentam uma fibrocartilagem que aumenta a superfície articular e a torna mais côncava (ex. joelho)

  • Heteroartroses – (ex. entre atlas e áxis)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

os musculos


Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino.

Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma. Em termos científicos, as etapas são:

  1. Despolarização do sarcolema;

  2. estimulação do retículo sarcoplasmático e

  3. ação do cálcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina (é a contração muscular).

Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal.

O ser humano possui aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora

a brincadeira dos ossos

foi muito massa, colamos papeis com os nomes dos ossos nos locais onde ficam foi muito divertido.
sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ao todo um corpo em perfeitas condições é composto de 206 ossos, que variam de: laminares, longos, curtos, pneumáticos, irregulares e sesamóides.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

o esqueleto humano




O esqueleto humano

O esqueleto humano tem como função principal proteger determinados órgãos vitais, como, por exemplo, o cérebro, que é protegido pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno.

Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fêmur, que fica na coxa, e o menor o estribo que fica dentro do ouvido médio.

É nos ossos que se prendem os músculos, por intermédio dos tendões.

O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como, por exemplo, na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do ventre da mãe.

Fazem parte também do esqueleto humano, além dos ossos, os tendões, ligamentos e as cartilagens.

Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

sistema excretor


SISTEMA EXCRETOR

O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.




sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MN


As hemácias e a herança sanguínea do Sistema MN.

Sistema proposto em 1927, por Landsteiner e Levine, observando a capacidade de aglutinação de hemácias humanas em teste realizado em coelhos, sendo a partir de então possível a caracterização de dois tipos de aglutinogênios presentes conjuntamente ou isolados na membrana dos eritrócitos: o antígeno M e o antígeno N.

Portanto, trata-se de uma herança codominante (sem ação dominante ou recessiva) do grupo sanguíneo, formado pelos alelos LM e LN.

Nesse sistema, existem três tipos de genótipos para seus correspondentes fenótipos: dois homozigóticos, sendo o primeiro deles LMLM do grupo M, o segundo LNLN do grupo N e o terceiro heterozigótico LMLN do grupo MN.

terça-feira, 26 de julho de 2011

fator rh


O grupo sanguíneo Rh é assim conhecido pelo fato do antígeno Rh ter sido identificado primeiramente através de pesquisas no sangue de um macaco Rhesus. Informações sobre o fator Rh As pessoas que apresentam o fator Rh em seus glóbulos vermelhos são identificadas como Rh+ (Rh positivas). Aquelas que não apresentam o antígeno Rh são denominados Rhֿ (Rh negativas).

Quando se procede a uma transfusão sanguínea é necessário verificar se o receptor tem Rh-, pois, se assim for, ele não poderá receber sangue do tipo Rh+, uma vez que, seu sistema imune produzirá anticorpos anti-Rh.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

SISTEMA ABO



Há vários grupos sanguíneos herdados independentemente entre si. São conhecidos diversos sistemas de grupo sanguíneos.

Entre eles podemos citar os sistemas ABO, RH, MNS, Kell, Lewis, etc. O sistema ABO é o de maior importância na prática transfusional por ser o mais antigênico, ou seja, por ter maior capacidade de provocar a produção de anticorpos, seguido pelo sistema RH.

Os antígenos deste sistema estão presentes na maioria dos tecidos do organismo . Fazem parte deste sistema três genes A, B e O podendo qualquer um dos três ocupar o loco ABO em cada elemento do par de cromossomos responsáveis por este sistema.


sexta-feira, 1 de julho de 2011

sistema circulatorio

O CORAÇAO:o coraçao de uma pessoa tem o tamanho aproximadamente de sua mao fechada e bombeia o sangue para o corpo todo sem parar; localiza-se no interior da cavidade toracica; entre os 2 pulmoes








O SANGUE:o sangue passa para o atrio direito para o, ventriolo direito atraves da valvula atrioventricular direito(tricuspide , pois e formado por 3 valvulas,os cuspides).








SISTEMA LINFATICO


Alem do sistema cardiovascular(circulatório)para a circulação do sangue, o corpo humano possui outro sistema de fluxo de liquido: o sistema linfático compreende o conjunto formado pela linfa, pelos vasos linfáticos e órgãos como linfonoados , o baço,e o timo, e as tonsilas palantinas.

A linfa e um liquido claro ligeiramente amarelado , que flui lentamente em nosso corpo através dos nossos vasos linfáticos.







sexta-feira, 10 de junho de 2011

sistema digestorio


A boca é a abertura anterior do tubo digestivo dos animais e onde se inicia o processo da digestão no homem.







a faringe
e um orgao alongado em forma de funil logo apos a boca. ela se comunica com a boca com as cavidades nasais com a laringe e com o esofago.Quando o alimento chegaa faringe os musccccccculos de sua parede se comtraem empurram o alimento para oo esofago.








O esofa
go e um orgao que tem forma de tudo com paredes flexiveis que mede aproximadamente 25 cm de comprimento.em sua parte superior ,ele se comunico com a faringe ;em sua parte inferior ,comunica-se com o estomago.
por meio dos movimentos peristatico,o esofago empurra o alimento para o estomago.



o estomago e um orgao muscular em forma saco. comunica-se com o intestino delgado por urificio chamado pirolo (da palavra que vem do grego que significa porteiro ).












o intestino delgado-pouco a pouco o alimento deixa o estomago e passa para o intestino delgado. É nessesario que a digestao dos alimentos se complete ele e revestido internamente por uma membrana chamada mucosa.








INTESTINO GROSSO-

O intestino grosso (simplificadamente e erroneamente chamado de cólon) é a parte final do tubo digestivo. Nele distinguem-se três partes: o ceco, o cólon e o recto (ou reto). O ceco é onde desemboca o intestino delgado, e onde se localiza um prolongamento em forma de tubo, o apêndice vermiforme.




No homem, trata-se de uma abertura reguladora da saída das fezes, que são constantemente empurradas pela musculatura lisa do intestino. Localiza-se entre as nádegas, sendo um orifício de pequenas dimensões. Nas sociedade . O ânus é o orifício no final do intestino grosso por onde são eliminadas as fezes e gases intestinais.

Em zoologia,dês modernas, quando os homens defecam geralmente limpam a região com papel higiênico ou o lavam no bidê ou ducha. A musculatura de suporte do ânus é a do períneo, juntamente com o esfíncter interno e externo da região. A inervação é dada pelo nervo pudendo.




quarta-feira, 1 de junho de 2011

lipidios



os lipidios mais conhecidos sa o s oleos e pelas gorduras e basicamente funçao energetica,da mesma forma que os carboidratos

os carboidratos


Tambem conhecidos como glicidos os carboidratos sao alimentos que geralmente tem funçao energeticos organismos isto é atuam como conbustiveis fornecendo a energia necessaria nas atividades das celulas

proteinas

As Proteínas são compostos de alto peso molecular, compostos orgânicos de estrutura complementa e massa molecular elevada (de 100.000 a 100.000.000.000 ou mais unidades de massa atômica), sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas. Uma proteína é um conjunto de no minimo 20 aminoácidos, mas sabemos que uma proteína possui muito mais que essa quantidade, sendo os conjuntos menores denominados Polipeptídeos. Em comparação, designa-se Prótido qualquer composto nitrogenado que contém aminoácidos, peptídios e proteínas (pode conter outros componentes). Uma grande parte das proteínas são completamente sintetizadas no citosol das células pela tradução do RNA enquanto as proteínas destinadas à membrana citoplasmática, lisossomas e as proteínas de secreção possuem um sinal que é reconhecido pela membrana do retículo endoplasmático onde terminam sua síntese.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sais Minerais

ha varios tipos de sais minerais e cada um desempenho uma funçao importante em nosso organismo . vamos conhecer alguns exemplos dessas substancias inorganicas :
cloreto de sodio ou sal de cosinha,sais de potassio , sais de calcio e de fosforo, sais de ferro , sais de iodo,sais de fluor e sai s de magnesio.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

sistemas


O sistema circulatório também chamado de sistema cardiovascular é constituído por: coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). É o responsável, através do transporte do sangue, pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias dos e para os tecidos do corpo. Também, é essencial à comunicação entre vários tecidos;

Funções

É responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos órgãos excretores, como os rins,tem importante papel no sistema imunológico na defesa contra infecções, termo-regulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstrição periférica. Transporte de nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos. Ele transporta o sangue por todas as partes do corpo. Os ductos que ligam o coração até outras partes são as veias.


quinta-feira, 31 de março de 2011

celula



celula



A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.[1] A nível estrutural podem ser comparadas aos tijolos de uma casa, a nível funcional podem ser comparadas aos aparelhos e electrodomésticos que tornam uma casa habitável. Cada tijolo ou aparelho seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.[2]

O corpo humano é constituído por 10 trilhões (1013) de células mais 90 trilhões de células de microrganismos que vivem em simbiose com o nosso organismo;[3] um tamanho de célula típico é o de 10 µm; uma massa típica da célula é 1 nanograma.

Em 1837, antes de a teoria final da célula estar desenvolvida, um cientista tcheco de nome Jan Evangelista Purkyňe observou "pequenos grãos" ao olhar um tecido vegetal através de um microscópio.

A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1838 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células. Todas as células vêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulamento da célula, e para transmitir a informação para a geração seguinte de células.[4]

A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam.