sexta-feira, 6 de agosto de 2010

poriforos e cnidarios



poriforos
os poriforos ou esponjas são os animais mais simples q/habitam o planeta.eles são sesseis e a sua maioria são marinhos,mas tambem existe especies d/ agua doce. as esponjas filtram a agua de onde tiram alimento.

cnidarios

O corpo dos cnidários é basicamente um esqueleto
formado por duas camadas de ossos, a epiderme no exterior, e a gastroderme no interior, com uma massa gelatinosa entre elas, chamada Membrana plasmática. Por esta razão, diz-se que os cnidários são diploblásticos.
Possuem distribuição nervosa confusa no corpo do animal, o que o torna compativel com a simetria radial.
Ao redor da abertura os celenterados ostentam um anel de tentáculos com células urticantes, os cnidócitos, capazes de ejecular um minúsculo espinho, o nematocisto que pode conter uma toxina ou material mucoso. Estes "aparelhos" servem não só para se defenderem dos predadores,mas também para imobilizarem uma presa, como um pequeno rato, para se alimentarem - os cnidários são tipicamente carnívoros. Algumas células da gastroderme da cavidade central o celêntero segregam gosmas digestivas, enquanto que outras absorvem a matéria digerida. Na mesogleia, encontram-se dispersas células nervosas e outras com função muscular que promovem o fluxo de água para dentro e fora da cavidade central.
Os cnidários apresentam polimorfismo, ou seja, possuem duas formas corporais possíveis: o pólipo e a medusa[1].
Os pólipos têm corpo cilíndrico, fixo a um substrato. A boca é situada na região superior, rodeada de tentáculos, com grande concentração de cnidócitos. Já as medusas são livre e natantes, sua boca se situa no centro da face inferior do corpo, que também é rodeada de tentáculos urticantes de efeito paralisante em pequenos animais, funcionando como forma de predar ou como maneira de se defender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário