sexta-feira, 22 de outubro de 2010
mitose e meiose
mitose
Cada celula mae origina das celulas filhas com o mesmo numero de cromossomos que nela existiam.
meiose
cada celula mae origina quatro celulas filhas com metade do numero de cromossomos que nela existiam.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
tecidos
TECIDO CARTILAGINOSO
Tecido cartilaginoso, ou simphttp://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRygVrBkL304_dx53w7lAO4orBpwZM4l4fC5BjJOs6ZBgYOGo4lSQlesmente cartilagem, é um tecido elástico e flexível, branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. É formado por condrócitos e condroblastos (células) , revestido pelo pericôndrio (fibrocartilagem nao possui pericondrio). O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso não existem vasos sanguíneos, nervos e vasos linfaticos.
Cartilagem de crescimento, ou disco epifisial, é uma cartilagem presente na epífise dos ossos longos jovens, modulando seu crescimento.
Ao contrário dos outros tecidos conjuntivos, a cartilagem não possui vasos sanguíneos ou nervos, com exceção do pericôndrio (peri = ao redor; condros = cartilagem), a túnica de tecido conjuntivo denso não-modelado que reveste a superfície da cartilagem.
TECIDO EPITELIAL
O tecido epitelial, denominado por epitélio, é formado pelo conjunto de células semelhantes e justapostas, ou seja, uma camada de células coesas entre si, revestindo externamente a estrutura corporal de muitos vertebrados, por exemplo, do ser humano, realizando também a delimitação das cavidades internas, bem como formação dos órgãos e glândulas.
Esse tipo de epitélio normalmente possui uma de suas superfícies em contato com o tecido conjuntivo, intermediado pela lâmina basal, fornecendo além de suporte (pois se instala sobre as glicoproteínas), também a nutrição, já que não possui vasos sanguíneos.
Sua classificação pode variar de acordo com a morfologia das células, a estratificação e as especializações.
tecido conjuntivo
O tecido conjuntivo promove a sustentação a proteção e a união de alguns órgãos do corpo .
E o tecido de maior quantidade em nosso corpo. Ele e formado por celulas que se encontram
separadas uma das outras . O espaço entre as celulas e preenchido por um material que constitui a chamada matriz celular.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
nutriçao
A importância dos alimentos;
Fome e desperdício de alimentos perece contraditórios entre si mas ambas as situações estão entre os maiores problemas que o Brasil enfrenta.
os índices de desperdício de alimentos no Brasil são alarmantes. alguns estudos indicam que anualmente entre 10% e 30%dos grãos produzidos no Brasil (soja,milho,arroz, feijão e trigo)se perde no caminho entre a lavoura e o consumidor.l na produçao dev hortaliças ,os desperdicios variam entre 20% e 50,com relaçao as frutas as perdas variam entre 20% e 40%.
sais minerais
ha varios tipos de sais minerais e cada um desempenho uma funçao importante em nosso organismo . vamos conhecer alguns exemplos dessas substancias inorganicas :
cloreto de sodio ou sal de cosinha,sais de potassio , sais de calcio e de fosforo, sais de ferro , sais de iodo,sais de fluor e sai s de magnesio.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
artropodes
Os Artrópodes
Características Gerais dos Artrópodes
O filo Arthropoda é o mais extenso do reino Animal, existindo ainda muitas espécies por identificar. Este grupo inclui as aranhas, os crustáceos, as centopeias e os insectos, entre muitos outros seres vivos. Desde o final do Pré-Câmbrico, há cerca de 570 milhões de anos, que são encontrados artrópodes no registo fóssil (Hickman et al., 1997).
Estes seres vivos têm órgãos sensoriais bem desenvolvidos e um exosqueleto com quitina. A sua estrutura primitiva consiste numa série linear de segmentos, cada um com um par de apêndices constituídos por diferentes artículos. No entanto, verificou-se a tendência para os segmentos se fundirem entre si, originando grupos funcionais, e os apêndices estão frequentemente diferenciados, de modo a existir uma divisão do trabalho. Poucos são os artrópodes que apresentam dimensões superiores a 60 cm de comprimento: o maior é um caranguejo japonês, com aproximadamente 4m de largura, e o mais pequeno é um ácaro com menos de 0,1 mm (Hickman et al., 1997).
Os artrópodes são geralmente animais activos e energéticos. A maioria destes seres vivos são herbívoros, mas existem também artrópodes carnívoros e omnívoros. Tendo em conta a sua enorme abundância, vasta distribuição ecológica e elevado número de espécies, a sua diversidade não é ultrapassada por nenhum outro grupo de animais. São encontrados em todos os tipos de ambiente, desde zonas oceânicas profundas até regiões de elevada altitude, bem como desde o equador, até aos pólos. Muitas espécies estão adaptadas à vida no ar, em meio terrestre, em água doce, salobra ou salgada. Outras ainda vivem sobre ou no interior de plantas ou outros animais (Hickman et al., 1997).
Apesar dos artrópodes competirem com o Homem por alimento e provocarem doenças, são essenciais para a polinização de muitas plantas e são também utilizados como alimento e para a produção de produtos como a seda, o mel e a cera (Hickman et al., 1997).
1.Prin cip a is Ca ra cte rística s
Encontram-se seguidamente enumeradas algumas das características deste grupo de
seres vivos:
1. A simetria é bilateral e o corpo é segmentado, estando os segmentos geralmente agrupados em duas ou três regiões distintas: cabeça e tronco; cabeça, tórax e abdómen; ou cefalotórax e abdómen (Hickman et al., 1997; Triplehorn & Johnson, 2005
.Classificação
O filo dos artrópodos, em função da grande quantidade e diversidade de espécies, é subdividido em numerosas classes, das quais as mais importantes são:
a) Classe Insecta: os insetos são os mais numerosos e diversificados de todos os artrópodos, com cerca de 850 000 espécies conhecidas e descritas. Possuem o corpo dividido em três segmentos: cabeça, tórax e abdome. Apresentam, na cabeça, um par de antenas e, no tórax, três pares de patas. Em muitas das ordens de insetos, há representantes dotados de asas. Exemplos: baratas, besouros, moscas, cigarras, mariposas, etc.
b) Classe Crustacea: são habitualmente aquáticos (marinhos ou de água doce), embora existam espécies terrestres, como o tatuzinho-de-jardim. Seu corpo é dividido em duas partes (cefalotórax e abdome), têm dois pares de antenas e um número variável de pares de patas, geralmente superior a quatro. Exemplos: siris, caranguejos, lagostas, camarões, etc.
c) Classe Arachnida: são artrópodos dotados de quatro pares de patas, desprovidos de antenas e com o corpo dividido em dois segmentos (cefalotórax e abdome). Na extremidade anterior do cefalotórax, possuem um par de quelíceras, que atuam como presas. Exemplos: aranhas, escorpiões, ácaros, carrapatos, etc.
d) Classe Chilopoda: quilópodos são animais com o corpo alongado e dividido em dezenas de segmentos. Em cada segmento, encontram-se um par de patas. Na cabeça, apresentam um par de antenas. Exemplos: centopéias e lacraias.
e) Classe Diplopoda: assim como os quilópodos, os diplópodos possuem um par de antenas e o corpo alongado, mas com dois pares de patas em cada segmento. Exemplo: centopéia.
beneficios
Muitos artrópodes têm importância como alimento em algumas culturas (o camarão, a abelha, o gafanhoto). Os artrópodes são também parte de cadéias alimentares de grande complexidade, que podem ser desequilibradas se a sua população for removida. Alguns artrópodes têm função no controle de pestes, mas eles também podem ser responsáveis pela destruição de plantações. Muitos artrópodes são comensais do homem, e atuam causando pequenos prezuízos e inconvenientes (cupim, barata, formiga). Alguns artrópodes são vetores de doenças (doença de Chagas, malária). Os artrópodes também são de grande utilidade em experimentos científicos, uma vez que são animais fáceis de manter e que se reproduzem muito rapidamente.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
vermes e verminoses
São doenças causadas por vermes e protozoários. A contaminação se dá de várias formas, sendo que a principal é a ingestão de alimentos ou água contaminada e através da pele por ferimentos pequenos.
Seja pela ausência ou precariedade de saneamento básico, seja por questões que envolvam os cuidados com higiene individual ou de instalações (reservatórios para água e meios de preparo/ conservação dos alimentos), tudo aquilo que ingerimos pode estar contaminado por microorganismos e causar doenças. É importante destacar o fato de que o número de casos dessas doenças é sempre bem maior nas áreas de baixas condições sócio-econômicas e carência de saneamento básico, incluindo-se o tratamento da água, do esgoto, do lixo e o controle de vetores, particularmente moscas, ratos e baratas. Sintomas
De modo geral, a maioria das pessoas infectadas se apresenta com quadro de dor abdominal, cólicas, náuseas, vômitos, diarréias, perda de peso, anemia, febre e sintomas respiratórios. O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários específicos após a identificação do agente causador.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
vertebrados
Os animais vertebrados são os seres vivos que possuem o organismo mais avançado em nosso planeta. Eles possuem como característica principal: medula espinhal e coluna vertebral (formada por vértebras).
Outras características importantes são o fato de possuírem músculos e esqueleto, o que permite que eles realizem movimentos mais complexos. Sua habilidade nos movimentos e sua inteligência fazem com que os vertebrados tenham uma vantagem sobre as demais espécies.
Muitos animais como os anfíbios, répteis, aves e mamíferos, inclusive o homem fazem, parte deste grupo.
A maior parte dos vertebrados possui um sistema nervoso bastante desenvolvido. Seu sistema nervoso central é composto pelo cérebro e medula espinal. Nos vertebrados inferiores o cérebro controla predominantemente as funções dos órgãos sensoriais. No caso dos vertebrados superiores, o cérebro, que é maior, permite uma troca de informação mais intensa entre as diferentes partes do organismo.
Como vimos, os vertebrados são seres vivos que possuem muitas vantagens em relação a outras espécies, contudo, é importante sabermos que eles também possuem muitas limitações.
Se fizermos uma comparação, veremos que o número de animais vertebrados (aproximadamente 50.000 espécies) é inferior ao grupo de animais invertebrados. Uma das razões é a diferença de tamanho existente entre estas duas espécies, os vertebrados geralmente são maiores, e, por esta razão, ocupam mais espaço.
invertebrados
os invertebrados incluem todos os animais sem coluna vertebral. Dentre os invertebrados, os mais numerosos são os artrópodes (como insetos, aranhas, escorpiões e crustáceos) e os moluscos (como caracóis, lesmas, mariscos, lulas e polvos). Embora algumas espécies possam causar prejuízos ao ser humano, inclusive em termos de saúde pública, muitas são benéficas, direta ou indiretamente.
Os insetos
Abelha
Os insetos são animais invertebrados da classe Insecta, o maior e, na superfície terrestre, mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda.
Animais invertebrados
Os insetos éo grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espécies descritas. Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só uns pequenos números de espécies se adaptaram à vida nos oceanos. Existem aproximadamente 5 mil espécies de 20 mil de gafanhotos, 170 mil de borboletas, 120 mil de moscas e mosquitos, 82 mil percevejos , 350 mil de besouros e 110 mil de abelhas, vespas e formigas.
Todos nós já vimos uma abelha e sabemos que possui asas e voa. As abelhas se alimentam do néctar das flores, produzindo depois o mel, que é muito apreciado pelas pessoas na alimentação e até como remédio. Mas talvez você não saiba que a abelha é um inseto, como a pulga, a joaninha, a cigarra e muitos outros.
Alguns insetos como as abelhas possuem asas; outros, como a pulga, não. Todos eles possuem 6 patas.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
reino funji
reino funji
Os fungos são os membros de um grande grupo de organismos eucariotas que inclui micro-organismos tais como as leveduras e bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias. Uma grande diferença é o facto de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose. Estas e outras diferenças mostram que os fungos formam um só grupo de organismos relacionados entre si, chamados Eumycota (fungos verdadeiros ou Eumycetes), e que partilham um ancestral comum (um grupo monofilético). Este grupo de fungos é distinto dos estruturalmente similares Myxomycetes (agora classificados em Myxogastria) e Oomycetes. A disciplina da biologia dedicada ao estudo dos fungos é a micologia, muitas vezes vista como um ramo da botânica, mesmo apesar de os estudos genéticos terem mostrado que os fungos estão mais próximos dos animais do que das plantas.
Abundantes em todo mundo, a maioria dos fungos são inconspícuos devido ao pequeno tamanho das sua estruturas, e pelos seus modos de vida crípticos no solo, na matéria morta, e como simbiontes de plantas, animais, e outros fungos.