sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sistema nervoso(central)

O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.

A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.

As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.

Neurônios: células nervosas

Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritos e axônio.



Celulas glia

Além dos neurônios, o sistema nervoso apresenta-se constituído pelas células glia, ou células gliais, cuja função é dar sustentação aos neurônios e auxiliar o seu funcionamento. As células da glia constituem cerca de metade do volume do nosso encéfalo. Há diversos tipos de células gliais.




Impulso Nervoso

A despolarização e a repolarização de um neurônio ocorrem devido as modificações na permeabilidade da membrana plasmática. Em um primeiro instante, abrem-se "portas de passagem" de Na+, permitindo a entrada de grande quantidade desses íons na célula. Com isso, aumenta a quantidade relativa de carga positiva na região interna na membrana, provocando sua despolarização.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

doenças dos sentidos

Herpes

É uma doença viral, recorrente e contagiosa. Ocorrem lesões que se manifestam na região genital masculina e feminina e na mucosa da boca.

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele genética e não contagiosa. Caracteriza-se pelas manchas vermelhas que aparecem pelo corpo, com intensa descamação.

Lupus

Lúpus eritematoso é uma doença de pele rara, que atinge principalmente mulheres entre 20 e 40 anos. Consiste em manchas vermelhas que se instalam principalmente nos locais que ficam expostos ao sol como rosto, colo, braços e também couro cabeludo.

Acne

A acne é uma doença da pele causada pela produção elevada de secreção pelas glândulas sebáceas que provoca a inflamação dos poros da pele, com o aparecimento de espinhas, pontos escuros e bolhas.

Câncer de pele

Câncer de pele é o tipo de câncer mais comum em pessoas de pele branca, e 90% dos casos é atribuído a exposição excessiva da pele ao sol. São 3 as espécies do câncer de pele mais comum, o carcinoma baso-celular que é o tipo mais comum e afeta principalmente pessoas claras que se expõe com regularidade ao sol, como agricultores, pescadores, operários, etc.

Eczemas

Eczemas são lesões na pele que podem ter causas diversas. Começam com um vermelhão no local afetado que logo fica inchado para depois ocorrer o aparecimento de pequenas vesículas com infecção e acumulo de líquido.

Hanseníase

Hanseníase ou lepra é uma doença infecciosa e contagiosa que tem cura. Apewsar de não ser fatal a hanseníase é uma doença de pele grave, pois se não tratada pode causar deformações e a invalidez do paciente, ale, de ser altamente contagiosa, pelas vias respiratórias.

Vitiligo

Vitiligo é uma doença que causa manchas brancas na pele das pessoas, especialmente nas mãos, braços, pés e rosto. Não é contagioso, não é hereditário, não tem nenhuma conseqüência conhecida e também não se sabem as causas.