sexta-feira, 28 de outubro de 2011

os sentidos

Paladar

Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.

Tato
É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

tipos de musculos






Existem 3 tipos de músculos:

- Estriado esquelético - são os responsáveis pelos movimentos voluntários. Se inserem sobre ossos e sobre as cartilagens... Ex: Biceps Braquial, Deltóide entre muitos outros.

- Estriado cardíaco - É o constitui a parede do coração. São músculos involuntários. Também chamado de Miocário. Ex.: O músculo do coração.

- Liso - São também chamados de músculos viscerais. São músculos involuntários e em geral são longos e lentos. Ex.: Constituem as paredes do Estômago e intestino, auxiliando nos movimentos peristálticos.